Prefeitura e parceiras realizam palestras em escolas estaduais sobre gravidez na adolescência e ISTs

Eventos acontecem de 19 a 29 de fevereiro por meio da secretaria de Juventude e foca na orientação e prevenção

Por Kaline Lima / Secom Porto Nacional

colegiopalestra

Foto: Secretaria Municipal da Juventude de Porto Nacional

A Secretaria Municipal da Juventude de Porto Nacional realiza palestras socioeducativas nas escolas estaduais do município e tem objetivo principal levar conhecimento para os alunos acerca dos temas “gravidez na adolescência” e "Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST 's)”. As palestras acontecem de hoje ,19 de fevereiro, a 29 de fevereiro, tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde e os acadêmicos do curso de enfermagem e medicina da Faculdade ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto).

O projeto tem como foco principal alertar os jovens sobre os índices de gravidez na adolescência e de IST’s apresentando aos estudantes os inúmeros problemas e limitações que uma gravidez precoce pode ocasionar, além de esclarecer sobre métodos contraceptivos. A ação também pretende sanar as dúvidas dos alunos de forma correta sobre um tema tão importante e delicado.

Atualmente, a secretaria de Saúde de Porto Nacional oferta, de maneira gratuita, métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar, como: pílulas, preservativos masculino e feminino, DIU (dispositivo intrauterino) e injetáveis.