Porto Nacional realiza I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher

Evento, que planeja chamar a atenção à violência contra a mulher, ocorre na próxima segunda-feira, 25 de março

Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação

forum esse

Foto: Dornil Sobrinho/Secretaria Municipal da Comunicação

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, promoverá o I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher, na próxima segunda-feira, 25 de março. O evento será realizado Centro de Convenções Comandante Vicentão a partir das 8h, finalizando as ações alusivas ao mês das mulheres. Como parceiros estão os coletivos de Mulheres Negras e de Mulheres em Movimento, UFT, IFTO, Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum, Sebrae, Corpo de Bombeiros, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Guarda Municipal, conselhos Tutelar, de Direitos Humanos e Municipal da Mulher, hospitais Regional e Materno Infantil.

Na programação está o credenciamento, apresentação de dados, assinatura do decreto de criação e composição do Comitê Portuense de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), bem como palestras sobre os tipos de violências contra as mulheres e empoderamento feminino, juntamente com a apresentação cultural das integrantes da Associação Flor de Pequi. A superintendente da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Ana Caroline Parrião, que está na organização do evento, reforça o objetivo da reunião. “O objetivo principal do Fórum agora é chamar a atenção da sociedade de uma forma geral para apresentação de dados, trazendo a comunidade portuense para a discussão de medidas a serem tomadas”.

Lillian Carolyne Brito, enfermeira supervisora de Indicadores e Ações da Saúde, enfatiza que o preparo dos profissionais é essencial para o encaminhamento responsável, sobretudo no acolhimento por parte da Saúde. “Foram várias reuniões com todas as entidades para discussão dos propósitos esperados diante deste Fórum e os encaminhamentos posteriores a ele, políticas públicas para fortalecer toda a rede de atendimento à mulher vítima de violência. Nós, enquanto Saúde, temos um papel importantíssimo tanto no acolhimento da vítima quanto na notificação de casos, que hoje gera uma análise de dados ainda não fidedigna com a realidade. Precisamos preparar ainda mais nossos profissionais e a rede em si junto aos outros serviços”, explicou.

O evento planeja chamar a atenção de toda a sociedade e das autoridades para a gravidade do problema da violência contra a mulher, além de somar forças com os diversos movimentos e órgãos que já atuam na defesa de seus direitos e dignidade. O fórum também inicia uma agenda de trabalho de combate aos abusos cometidos contra menores e a respeito da violência de gênero.

“Em razão da profissão, tenho muito contato com notícias sobre feminicídio, violência doméstica, abusos de menores e violência de gênero e noto o crescimento desse tipo de delito em Porto Nacional. Falamos, então, que seria preciso que providências fossem tomadas para o problema ser enfrentado. A partir daí, conversei com as secretarias de Assistência Social, de Saúde e Educação para realizarmos um evento sobre o tema, para chamar a atenção da sociedade e iniciarmos uma agenda de trabalho”, foi o que relatou o controlador-geral do município e advogado Pedro Biazotto, cuja ideia para realizar o fórum surgiu de uma conversa com um colega de profissão.

Confira a programação completa do I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher:

8h - Credenciamento;

8h30 - Abertura oficial;

9h - Leitura e assinatura do decreto de criação e composição do CPPM – Comitê Portuense de Políticas Públicas para Mulheres;

9h15 - Apresentação cultural – Associação Flor de Pequi;

9h25 Coffee break – 15 minutos;

9h40 - Palestras:

Palestra com Pollyana Lopes Assunção, coordenadora do Nudem – Defensoria Pública do Tocantins

Tema: Tipos de violências contra as mulheres;

10h20 - Palestra com Luciana Soares Pires Retes, analista técnico do Sebrae - TO

Tema: Empoderamento feminino;

10h40 - Leitura da carta de intenção