Recicla Porto

Por Alanna Mendes Saraiva / ARPN

Capturar2

O Projeto Recicla Porto tenciona melhorar a qualidade de vida através: aumento da vida útil do Aterro Sanitário, comercialização de materiais por meio da reutilização ou reciclagem destes materiais, redução do volume de gases colaboradores do efeito estufa que seriam lançados na atmosfera com a queima a céu aberto realizada atualmente no aterro sanitário, geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis, estímulo a mudança de hábitos e valores no que diz respeito à proteção ambiental e conservação da vida, criação de novas práticas de separação dos resíduos, considerando que os materiais recicláveis permeiam por todas as atividades sociais, redução de gastos com aterramento dos resíduos, geração de rendimentos financeiros a partir da aquisição de créditos de carbono e diminuição de gastos com a limpeza pública.

A Associação de Catadores de Porto Nacional surgiu em 2007 com o objetivo de reunir catadores autônomos e criar um grupo para coletar o material com potencial reciclável, a partir da organização dos catadores existentes em Porto Nacional, são parceiros do projeto. Em 2021 foram coletadas cerca de 700 toneladas de resíduos recicláveis.

catadores

Entrega de uniforme e EPI e treinamento dos catadores.

catad

Comunidade portuense prestigiando a apresentação do Programa Recicla Porto no galpão da Associação.

cat

Construção do escritório, banheiros e área de convivência.

WhatsApp Image 2024 02 06 at 17.47.10

Inauguração do Galpão da Associação.

WhatsApp Image 2024 02 06 at 17.45.17 3

Inauguração do Galpão da Associação.

A Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, institui as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, definindo-o como o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Estabelecida em 2010, a Lei nº 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sugere que o cenário do manejo dos resíduos sólidos municipais deverá se adequar através de planejamento específico que vise aumentar os índices de reciclagem atuais, objetivando o atendimento às metas nacionais que preveem a diminuição da quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário, tanto dos resíduos secos quanto dos resíduos orgânicos. Neste sentido, a inserção de um programa de coleta seletiva é um dos principais passos para se poder gerenciar os resíduos sólidos dentro de um município.

11Pontos de coleta na cidade de Porto Nacional

Pontos de coleta no distrito Luzimangues

luzi

Coleta no pátio da Norship em Luzimangues.

Capturar

Coleta realizada na rota da Rua Piloto – área comercial de Porto Nacional.

No dia 21 de agosto de 2023 por volta das 14:30 horas um incêndio iniciou no Galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Nacional. O fogo iniciou a partir de fuligens vindas pelo vento. Fuligens essas oriundas de uma queimada que acontecia na quadra ao lado no setor Jardim dos Ipês.

O fogo se alastrou rapidamente impedindo de ser controlado, mesmo com a chegada dos bombeiros e com as tentativas dos catadores de apagar.

mj 1 Imagem do momento em que o fogo estava ocorrendo

Todo o material reciclado que estava presente no galpão foi queimado, podendo ser estimado um total de aproximadamente 17 toneladas de plástico já separado e triturado, uma média de 20 toneladas de papelão já prensadas, além dos materiais que ainda iriam ser segregados para uma posterior destinação como livros, plástico em geral e papelões que ainda não estavam prensados.

Desde então, o projeto vem se reerguendo com doações, coparticipação da prefeitura e parceiros.

Rota atualizada do Recicla Porto. Fonte: ARPN