Encerramento da campanha Janeiro Roxo mobiliza comunidade em Luzimangues
Ação na UBS Nazaré Rodrigues de Lima reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da hanseníase; pacientes ganham kits com produtos de proteção de pele
Daniel Ferreira/Secom Porto Nacional
Como parte da campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e combate à hanseníase, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional realizou nesta quinta-feira, 23, uma ação especial no distrito de Luzimangues. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde Nazaré Rodrigues de Lima e reuniu a comunidade local, pacientes em tratamento e profissionais de saúde, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado.
A secretária de saúde, Cristiane Nunes, destacou o empenho da gestão em promover iniciativas como essa. “É um mês essencial para a nossa comunidade. Estamos comprometidos em garantir que todos os pacientes recebam o cuidado necessário”, destacou a secretária.
A médica e professora Seyna Ueno, especialista em hanseníase, aproveitou a ocasião para reforçar a importância de conhecer os sintomas da doença. “Embora a hanseníase seja mais conhecida por afetar a pele, seus primeiros sinais atingem geralmente os nervos, causando dormência, formigamento e perda de força muscular. Ações como essa são cruciais para alertar a população e possibilitar diagnósticos precoces, que garantem tratamentos mais eficazes”, pontuou a médica.
Jairon Pereira, participante do evento e paciente em tratamento, compartilhou sua vivência. “Já fui diagnosticado com hanseníase duas vezes. No primeiro tratamento, não tive muito sucesso, mas agora, nesta unidade, estou sendo bem acompanhado. Essas ações são importantes para conscientizar a comunidade sobre como cuidar e prevenir a doença”, disse o paciente.
Parceria com a Ulbra
Estudantes da área da saúde do Centro Universitário Luterano de Palmas — CEULP/ULBRA também marcaram presença, distribuindo 50 kits de cuidados para os pacientes. A estudante Laura Nicodemos explicou: “Estamos aqui para entender melhor como é realizado o tratamento e contribuir com os kits, preparados em parceria com as Farmácias Biovida, para auxiliar os pacientes diagnosticados”, pontuou Laura. Os kits têm produtos de proteção de pele e hidratantes.
O encerramento da campanha no distrito reafirma o compromisso com a conscientização sobre a hanseníase, promovendo informação e combatendo o preconceito em relação à doença. A conscientização sobre a doença e o combate são essenciais para garantir que mais pessoas busquem diagnóstico e tratamento precoce. Com a continuidade de ações como esta, é possível avançar no enfrentamento da hanseníase, promovendo uma sociedade mais informada, inclusiva e livre de preconceitos
Últimas Notícias
Viva o Futebol: A emoção da 2ª rodada começa nesta sexta!
Ao promover guardas municipais, Ronivon fala em reconhecimento e reforço da segurança pública
1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente elege delegados e reforça avanços ambientais em Porto Nacional
Porto Nacional promove quase três dezenas de guardas municipais nesta quinta, 23 de janeiro
Projeto de reciclagem de óleo de cozinha em Porto Nacional cuida do meio ambiente e valoriza o descarte responsável