Quinta turma do Curso de Corte e Costura se forma na Casa da Mulher Portuense
Com duração de um mês, 25 mulheres foram capacitadas, proporcionando formação profissional e novas possibilidades no mercado de trabalho
Evandro Silva

A Casa da Mulher Portuense comemorou o término do quinto grupo do curso de Corte e Costura, realizado em colaboração com o Instituto de Políticas Públicas Brasil Digital e a Prefeitura de Porto Nacional. O curso, que teve a duração de um mês e uma carga horária de 100 horas, formou 25 mulheres, proporcionando formação profissional e novas possibilidades no mercado de trabalho.
No decorrer do evento, as estudantes exibiram as peças criadas durante a formação, evidenciando o conhecimento adquirido. O propósito da iniciativa é instruir sobre técnicas de costura, bem como promover a autonomia financeira e o espírito empreendedor das mulheres.
Ana Caroline Parrião, supervisora da secretaria de Assistência Social e Habitação, celebrou a entrega dos certificados. “Hoje é um dia de festa e orgulho para nós. Com essa turma, já foram capacitadas cinco pessoas numa iniciativa que tem mudado vidas através da formação profissional”, declarou a superintendente.
“Estamos aqui hoje para concluir mais um dos nossos cursos, o quinto realizado em colaboração com o Instituto Brasil Digital e a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Casa da Mulher Portuense. Estamos muito contentes com essa colaboração e temos certeza de que mais colaborações virão”, afirmou Patrícia Amaral, coordenadora geral do Instituto Brasil Digital.
Dona Terezinha Ramos, de 83 anos, a aluna mais experiente do curso, mostrou-se contente com todo o aprendizado. “Eu me sentia solitária em casa e resolvi vir para este curso para adquirir conhecimento e conhecer pessoas. Estou muito contente por estar aqui e triste pelo término do curso, se houver outros, com certeza irei participar”, destacou a senhora Terezinha.
Superação e Transformação
A professora do curso Geneci Araujo descreveu o momento como gratificante. “Em 20 dias de curso, vimos grandes transformações. Muitas alunas chegaram aqui enfrentando desafios como a depressão e, ao longo das aulas, encontraram acolhimento, carinho e um ambiente de apoio. Além do aprendizado técnico, elas conquistaram confiança e superaram um grande desafio. Hoje, estamos celebrando essa vitória com peças incríveis feitas por elas, que estão em exposição. Foi um prazer imenso fazer parte dessa jornada e ver de perto o impacto positivo desse curso na vida de cada uma”, finalizou Geneci.
Com essa classe, a Casa da Mulher já capacitou mais de 100 mulheres no campo, intensificando a participação feminina no empreendedorismo. As novas costureiras estão preparadas para ingressar no mercado, seja como autônoma, ou em empresas do ramo. A iniciativa intensifica a formação profissional e o empoderamento feminino no ambiente de trabalho.
Últimas Notícias
Porto Nacional realiza 1ª edição de 2025 do programa "Saúde Agora" com 1466 atendimentos à comunidade
Maio Amarelo: Porto Nacional encerra ações por um trânsito mais seguro em Luzimangues
Alerta de golpe: Criminosos voltam a enviar cobranças falsas em nome da Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional realiza 1ª edição de 2025 do programa "Saúde Agora" neste sábado, 31
Porto Nacional realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades para planejar um futuro urbano mais justo e sustentável