Porto Nacional realiza caminhada pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
O evento mobilizou instituições públicas, escolas, conselhos tutelares, forças de segurança e a comunidade em geral
Evandro Silva

Na manhã desta sexta-feira, 16, Porto Nacional se uniu em uma grande caminhada de conscientização pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com concentração na Praça do Centenário e encerramento no estacionamento da antiga rodoviária, o ato mobilizou instituições públicas, escolas, conselhos tutelares, forças de segurança e a comunidade em geral.
Promovida pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, a caminhada integra a Campanha Maio Laranja e tem como principal objetivo dar visibilidade à causa, alertar a sociedade sobre os sinais de violência e reforçar a importância da denúncia. A população foi convidada a vestir camisetas laranja ou branca, cores que simbolizam o cuidado, o zelo e o compromisso com a proteção da infância e da juventude.
Durante o evento, o prefeito Ronivon Maciel destacou a importância de ações permanentes para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Porto Nacional está unida, enquanto população e em várias instituições. É fundamental que estejamos unidos para combatermos o abuso e a exploração sexual. Estamos trabalhando não somente neste mês, mas durante todo o ano para fortalecer essa rede de proteção. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é prioridade da nossa gestão”, afirmou Ronivon.
A escrivã da Delegacia da Mulher, Lilian Botelho, reforçou a necessidade de ação conjunta: “Este evento demonstra a preocupação de Porto Nacional em reduzir os índices de violência. Estamos unindo forças, ombro a ombro, com os órgãos municipais, estaduais e com organizações da sociedade. É preciso sensibilizar famílias e comunidades para que a violência, especialmente a sexual, possa acabar”, disse a escrivã.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Nacional (CMDCA), Daniele Barbosa Menezes, a caminhada também serve para informar e encorajar a população. “A caminhada é importante até para quem ainda não conhece as políticas públicas da criança e do adolescente. É um momento de visibilidade, em que as pessoas passam a entender que existe uma rede de proteção, que há canais de denúncia. Muitas vezes, os pais não percebem mudanças de comportamento nos filhos. Os professores também precisam saber que podem denunciar, a denúncia é sigilosa. Temos o Disque 100, o Conselho Tutelar e o CMDCA como canais seguros e anônimos. Inclusive, após ações como essa, os registros de denúncias aumentam, o que mostra que muitas pessoas ganham coragem para falar. Além de conscientizar, vamos trabalhar com mais força a prevenção, com famílias, educadores e toda a sociedade”, destacou a presidente.
“A importância está nessa união da rede de proteção e na aplicabilidade dessa temática. Este ano, nós adentramos as escolas de Porto Nacional justamente porque lá está o nosso público-alvo. O objetivo é levar informação diretamente às crianças e adolescentes, para que eles saibam reconhecer os sinais, se protegerem e, principalmente, saberem o que fazer e a quem recorrer caso vivenciem alguma situação de violência”, pontuou o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Diogo Tayllon.
A campanha reforça que denunciar é um ato de proteção. Casos de abuso ou suspeitas podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 100, pelos conselhos tutelares ou diretamente ao CMDCA. A prefeitura reforça o compromisso com a construção de uma cidade mais segura, consciente e acolhedora para todas as crianças e adolescentes.
Últimas Notícias
Porto Nacional recebe trator para fortalecer agricultura familiar através de emenda da Senadora Dorinha
Porto Nacional realiza cadastro habitacional do Minha Casa Minha Vida de 20 a 29 de maio
Na Agrotins, prefeito Ronivon destaca força do campo de Porto Nacional
CAPS promove manhã de homenagens pelo Dia das Mães em Porto Nacional
Última chance! Desconto de até 35% no IPTU 2025 só até hoje, 14