Notícias
BR-010

Esperança: “Duplicação da BR-010 é uma conquista aguardada há décadas pela população”, diz Ronivon

Presente na cerimônia de federalização da rodovia, prefeito comemora medida considerada estratégica para melhorar a mobilidade e alavancar desenvolvimento econômico região

SECOM/Porto Nacional

27/08/2025

Dornil Sobrinho

Porto Nacional marcou presença nesta quarta-feira, 27, na cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do Projeto de Duplicação da BR-010, no subtrecho Palmas-Porto Nacional, e da assinatura do Termo de Federalização da TO-050, no trecho entre Silvanópolis e Palmas. O evento aconteceu no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais.

As medidas são consideradas estratégicas para melhorar a mobilidade, a segurança e a integração logística da região, beneficiando diretamente Porto Nacional, que ocupa posição central nesse eixo viário.

O prefeito Ronivon Maciel esteve presente e ressaltou a relevância das iniciativas para a população. “A duplicação da antiga TO-050, agora BR-010, é uma conquista aguardada há décadas pela população, marcada por muitas perdas ao longo dos anos devido à falta de infraestrutura adequada”, destacou o gestor.

O prefeito também lembrou que essa conquista chegará com após um grande esforço coletivo, que reúne várias esferas de poder. “Esse projeto é resultado da união de esforços da Bancada Estadual, Bancada Federal, do governo do Estado, do governo federal com o apoio de lideranças locais. Essa obra trará mais segurança no tráfego, além de fortalecer a logística e o desenvolvimento econômico da região, que já conta com importantes estruturas como a ponte sobre o Lago Tocantins, a BR-153 e a proximidade com o Porto de Palmas”, pontuou Ronivon Maciel.

O gestor ainda destacou a esperança com a obra e falou do que ela significa para a população. “O sentimento é de gratidão e esperança, pois a duplicação representa não apenas mais segurança para os usuários da rodovia, mas também progresso e qualidade de vida para os tocantinenses”, disse Ronivon.

Por sua vez, o governador Wanderlei Barbosa, destacou a relação institucional com o governo federal, o que permitiu concretizar essa assinatura fundamental para o desenvolvimento do Estado. Por parte do governo federal, quem fez a assinatura do ato foi o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão.

A duplicação da BR-010 e a federalização da TO-050 devem impulsionar o escoamento da produção, ampliar a ligação entre municípios e fortalecer a economia local, consolidando Porto Nacional como um ponto estratégico na malha viária do Tocantins.

Terceira maior economia do Estado, Porto nacional se consolidou, nos últimos anos, como a Capital do Agro do Tocantins, sendo responsável pela exportação de safras recordes que chegam a ultrapassar os US$ 600 milhões por ano, como em 2023. Além disso, a cidade é berço cultural do Estado e uma ligação em via duplicada com Palmas tende a trazer muito progresso para a região, facilitando o intercâmbio com a Capital e mobilidade.

 

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta