Parceria com a Receita Federal garante laboratório de informática e celulares para escolas municipais de Porto Nacional
A entrega aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Faustino Dias dos Santos; no total, foram 25 computadores e 30 celulares
Evandro Silva

A educação de Porto Nacional ganhou um importante reforço com a inauguração do Laboratório de Informática da Escola Municipal de Tempo Integral Faustino Dias dos Santos e a entrega de 30 aparelhos celulares destinados às unidades de ensino do município e de Luzimangues.
A iniciativa visa fortalecer o uso da informática e ampliar o acesso à computação nas escolas da rede municipal, garantindo ambientes modernos e funcionais para os estudantes. Os celulares entregues também vão desempenhar papel estratégico, servindo de apoio à gestão escolar, otimizando processos administrativos, fortalecendo o uso da mídia institucional e registrando ações pedagógicas, aproximando ainda mais a comunidade das atividades realizadas nas unidades de ensino.
O novo laboratório é fruto de uma parceria entre a Receita Federal e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Tocantins), com apoio do município. Pelo acordo, a prefeitura disponibiliza monitores, teclados, mouses e suporte técnico, enquanto a Receita Federal fornece gabinetes de computadores, devidamente adaptados para atender às necessidades das salas de aula.
O delegado da Receita Federal, Ricardo Wagner Magalhães, destacou que os laboratórios foram montados a partir da transformação de produtos apreendidos que seriam destruídos. “Esses equipamentos, que ganharam nova utilidade, hoje oferecem às crianças a chance de transformar sua realidade por meio do conhecimento. Esse é apenas o começo, já temos a possibilidade de ampliar o projeto para outras escolas do município”, afirmou o delegado.
Para o prefeito Ronivon Maciel, a entrega representa um passo importante no compromisso de melhorar a qualidade da educação. Ele ressaltou que a rede municipal atende cerca de 8 mil alunos e quase 5 mil famílias, incluindo escolas de tempo integral na zona rural, como a Faustino Dias dos Santos. “Estamos felizes em ver a esperança se concretizando com parcerias que fortalecem nossa rede e transformam a vida dos nossos estudantes. Educação é oportunidade, é transformação, e vamos continuar trabalhando para garantir cada vez mais avanços”, disse Ronivon.
Entregas anteriores
Já a secretária de Educação, Joana dos Reis, ressaltou que a iniciativa garante equidade entre escolas da cidade e do campo. “Nosso objetivo é oferecer a mesma qualidade de ensino para todos os estudantes, independentemente de onde moram. Graças à parceria com a Receita Federal e a Undime, Porto Nacional foi contemplado com 75 computadores, distribuídos em três laboratórios nas escolas Municipais de Tempo Integral Faustino Dias dos Santos e Marieta Macedo, além do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros – Cmil Francisco Pinheiro de Lemos e também com celulares para todas as escolas, o que fortalece ainda mais nosso processo de ensino e aprendizagem”, finalizou a secretária, se referindo a entrega anteriores.
Comemoração na Faustino Dias
A gestora da escola Faustino Dias, Rosimeire Teixeira de Melo, celebrou a conquista: “Ter um laboratório moderno, com internet de qualidade e celulares, faz toda a diferença para a realidade de uma escola da zona rural. É uma alegria imensa contar com essa parceria que coloca a tecnologia a serviço dos nossos alunos” pontuou a gestora.
A parceria representa um marco para a educação de Porto Nacional, assegurando aos estudantes um acesso mais justo às tecnologias, fortalecendo o processo de aprendizagem em toda a rede municipal, promovendo a inclusão e oferecendo melhores condições para o desenvolvimento educacional dos alunos.
Últimas Notícias
Esperança: “Duplicação da BR-010 é uma conquista aguardada há décadas pela população”, diz Ronivon
Planejamento e capacitação pautam I Seminário Porto que Planeja em Porto Nacional
Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Monsenhor Juraci
Porto Nacional se prepara para a implantação do Programa de Arrecadação Virtual (PAV)
Santo Antônio é campeão da 5ª edição do "Esporte na Roça" na comunidade Flor da Serra