Dia D do Saúde Agora Pet realiza mais de 1.800 encoleiramentos em Porto Nacional
Ação simultânea em 16 pontos do município reforçou a prevenção contra a leishmaniose
Dornil Sobrinho

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional realizou um grande mutirão de proteção animal no último sábado, 13 de dezembro. O Dia D de Encoleiramento de Cães, ação integrante do programa Saúde Agora Pet, foi um sucesso de adesão e organização, atingindo a marca de mais de 1.823 procedimentos realizados gratuitamente para a população.
A ação estratégica levou o serviço a 16 pontos distribuídos em diversos bairros da cidade, garantindo acesso facilitado e democrático aos tutores. Para participar, era necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e levar o cão, que deve ter a partir de 3 meses de idade. O serviço é destinado exclusivamente a animais de zona urbana.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, reforçou a importância da iniciativa. "Estamos encerrando o ano de 2025 e finalizando com essa ação de encoleiramento. Sabemos da importância desse trabalho e graças a Deus, com muita gratidão, a comunidade também está entendendo, está trazendo os seus cães para o encoleiramento.", afirmou a secretária.

Encerramento das ações do ano
Amanda Cordeiro, coordenadora da Vigilância Ambiental, destacou que a ação coroa os esforços do ano. "Estamos no sétimo ciclo e ele extremamente importante para a prevenção da leishmaniose visceral. Essa coleira repele o mosquito que é transmissor da doença e então a gente reforça a população que não pôde estar presente hoje para procurar a unidade de vigilância de zoonoses no horário de expediente para estar levando seu animal e ser encoleirado.”

Aprovação de quem entende
O sucesso da ação foi elogiado até por quem é da área. O médico veterinário Silvio Adriani compareceu a um dos pontos para levar sua própria cachorrinha e falou sobre a importância da iniciativa pública.
"Olha, eu só tenho a agradecer ao município de Porto Nacional, porque eu vejo que é um dos programas mais importantes na prevenção de enfermidade, que é o Calazar, é um desafio de saúde pública”, declarou Adriani.
Últimas Notícias
Porto Nacional paga 13º salário de mais de 2,8 servidores e injeta R$ 5,5 milhões na economia
Prefeitura de Porto Nacional decreta ponto facultativo nos dias nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro para as festas de Natal e Ano Novo
Economia criativa: oficina fortalece artesanato e cadeias produtivas da cultura em Porto Nacional
Rede de proteção à mulher se fortalece com diálogo entre instituições em Porto Nacional
Porto Nacional vive noite histórica com abertura do Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso
