Luzimangues celebra 32 anos como polo de desenvolvimento e exemplo de comunidade unida
Maior distrito do Tocantins sediou desfile cívico comemorativo; população prestigia evento em peso
Dornil Sobrinho

A comunidade de Luzimangues comemorou com festa e civismo os 32 anos de fundação do distrito nesta sexta-feira, 17 de outubro. O desfile, organizado pela Prefeitura de Porto Nacional, teve início em frente à sede da Subprefeitura e reuniu centenas de moradores, estudantes e autoridades, em um verdadeiro retrato da união e do espírito de progresso que define a localidade. O
Sob o tema “Luzimangues: Pátria que Educa, povo que avança no Tocantins”, o evento foi aberto pela banda municipal e contou com a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarra da juventude, além de instituições como Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que abrilhantaram a celebração com seu exemplo de civismo.

Compromisso com o desenvolvimento
Durante a solenidade, o prefeito Ronivon Maciel reafirmou o compromisso da gestão com o distrito. “Estamos trabalhando incessantemente para continuar aparelhando o serviço público local, garantindo mais qualidade de vida para nossa população. Parabéns Luzimangues pela garra e determinação desse povo tão aguerrido e nosso compromisso será de sempre lutar por vocês” declarou.
O compromisso com a segurança pública também foi destacado. O comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar do distrito, Tenente-Coronel Lisboa, agradeceu a parceria com o município. “Agradecemos pela doação da área onde será construída a nossa sede própria, um passo importante para o fortalecimento do nosso trabalho e para a segurança da comunidade”, afirmou.

Entregas na educação
A secretária de educação, Joana dos Reis, celebrou os avanços na área e anunciou importante entrega para o distrito. “Temos um grande avanço em nossas escolas e, no dia 29 de novembro, estaremos realizando a entrega de uma nova creche, que vai beneficiar ainda mais as famílias de Luzimangues”, revelou.

O secretário distrital, Pim Júnior, reforçou que os trabalhos são contínuos. “Nosso trabalho é incessante. Luzimangues não para, e seguiremos firmes para levar ainda mais desenvolvimento e melhorias para o nosso povo”, disse.

A Voz da Comunidade
O desfile foi um momento de orgulho para moradores de todas as idades. Dona Maria Jocelina, integrante do grupo da melhor idade, compartilhou sua emoção: “Eu faço parte do Cras em Luzimangues há 10 anos, e o meu sentimento, dos meus filhos e netos é nossa emancipação”.
A alegria contagiante da pequena Vitória Mannuelly também marcou o evento. “Estou muito feliz em poder prestigiar essa festa linda, as canções e achei que as escolas foram bem representadas, expressou a pequena estudante, simbolizando o futuro promissor de Luzimangues.
Um polo em crescimento
Fundado em 18 de outubro de 1993, o distrito de Luzimangues se consolida não apenas pela sua história, mas por sua localização estratégica a apenas 15 minutos do centro de Palmas e por ser um dos polos de crescimento mais promissores de Porto Nacional, atraindo investimentos e gerando oportunidades para toda a sua população.
O distrito é o maior do Estado e tem população oficial de mais de 15 mil habitantes (censo do IBGE em 2022). Em 2010, o número de habitantes era de apenas 2,2 mil. Atualmente, muitas estimativas apontam para números superiores a 20 mil pessoas morando na localidade.
Últimas Notícias
Porto Nacional atinge mais de 800 pessoas no dia D de Multivacinação
Dia D de Multivacinação neste sábado, 18, em Porto Nacional
Município foi um dos 26 selecionados em todo o país com o projeto “Porto Livre das Hanseníase”, que será apresentado na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro
É hoje! Luzimangues celebra 32 anos com grande desfile cívico nesta sexta-feira
Conferência de Cultura de Porto Nacional define rumos para a próxima década; faça a sua inscrição