Outubro Rosa: “Autocuidado é amor-próprio”, destaca secretária na abertura de atividades de prevenção ao câncer de mama
Saúde municipal de Porto Nacional inicia intensa programação para combater doença; sífilis também é foco de campanha
Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de ações voltadas ao cuidado e à saúde da mulher. A abertura oficial da campanha ocorreu nesta terça-feira, 07, na Unidade Básica de Saúde Naná Prado, no setor Jardim Municipal, com uma palestra sobre fatores de risco e formas de prevenção do câncer de mama. O momento também contou com distribuição de lembranças e sorteio de brindes para as participantes.
No mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, reforçou a importância das unidades básicas no processo de conscientização e detecção precoce. “Estamos aqui na unidade Naná Prado, para a abertura do Outubro Rosa, uma campanha de sensibilização do câncer de mama. Estaremos com um mês recheado de programações e ações em todos os nossos serviços de saúde. Procure sua unidade mais próxima para participar das palestras, entender um pouco do assunto, escutar. E a sensibilização é o autocuidado, o autocuidado é o amor-próprio, cuidar de si e do próximo”, afirmou.

Além do Outubro Rosa, a coordenadora da UBS Naná Prado, enfermeira Nágila Firmo, destacou o início do Outubro Verde, campanha dedicada à prevenção da sífilis. “Estamos aqui hoje, graças a Deus, na abertura do Outubro Rosa, em conscientização às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Estamos também na abertura do Outubro Verde, falar um pouquinho sobre a sífilis, igual foi orientado toda a população aqui presente. Muito obrigada pela presença de todos e vamos lá, quem ama se cuida, se previna, mulheres”.
Para a assistente de Serviço de Saúde e moradora da região, Núbia Cátia, a ação é importante para ampliar o acesso às informações da campanha. “Faço parte do setor e sempre trago minha mãe para fazer os acompanhamentos aqui nessa unidade. E hoje tivemos o prazer de estar participando da abertura do Outubro Rosa, sendo um símbolo da luta, da causa das mulheres sobre o câncer de mama e os outros também. Essa ação traz informações para a comunidade dentro desse âmbito da saúde, especialmente do câncer de mama”, ressaltou.
Ações programadas

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços e fortalecer o acompanhamento preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde terá uma agenda de atividades ao longo do mês. Já nesta quarta-feira, 08, será realizado um mutirão de ultrassonografia transvaginal, no CEME – Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 12h.
No dia 09, a Clínica da Mulher será o ponto central do “Dia D de atendimentos”, das 7h às 17h, oferecendo uma série de serviços como ultrassonografia transvaginal, consultas ginecológicas, PCCU (exame preventivo), vacinação, além de atendimento médico e odontológico. Dando continuidade à programação, no dia 16 de outubro haverá ainda um mutirão de ultrassonografia de mamas, também no CEME, das 7h às 12h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as pacientes serão previamente agendadas e contactadas, conforme a lista de espera do sistema Sisreg, garantindo assim um fluxo organizado e o atendimento às mulheres que mais necessitam.
Últimas Notícias
Porto Nacional capacita cuidadores infantis em primeiros socorros com apoio do SAMU e acadêmicos de medicina
Prefeitura de Porto Nacional ajusta máquina e faz exonerações
Porto Nacional dá mais um passo pela equidade com a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial
Com Desfile Cívico, Luzimangues comemora 32 anos nesta sexta-feira
Porto Nacional realiza Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado, 18