Notícias
Capacitação

Porto Nacional capacita profissionais para fortalecer novo modelo de financiamento da Atenção Primária

APS Forte no SUS" reúne profissionais de saúde para alinhar metas e melhorar o atendimento à população

Willian da Luz

17/03/2026

Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira, 17 de março, à Capacitação do novo cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS), intitulada “APS Forte no SUS”. O evento segue até quarta-feira, 18, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com programação nos períodos matutino e vespertino.

Com carga horária de 24 horas de instruções, a formação é direcionada a uma equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e profissionais administrativos. 

O objetivo é alinhar o entendimento sobre o novo modelo de financiamento federal, que substitui lógicas antigas de repasse por um sistema baseado em cadastro, desempenho e cumprimento de metas. O novo cofinanciamento está vinculado ao programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que condiciona parte dos recursos ao alcance de indicadores de qualidade. 

A diretora de Atenção Primária de Porto Nacional, Daniele Santos, destacou a importância da capacitação para a equipe e para a qualidade do serviço prestado.

“Hoje aqui estão participando médicos, enfermeiros, ténicos de enfermagem, recepção, ACS, equipe multi. E o objetivo dessa capacitação, além de mostrar o novo financiamento da atenção primária que traz recursos que mantêm toda a atenção primária do município, é estar qualificando eles para uma melhor assistência aos usuários.”