Notícias
Porto Folia 2026

Começa a folia: Carnaval na Rua do Pau D’Oléo e Desenterro da Buiúna abrem Carnaval de Porto Nacional na quinta-feira, 12

Manifestação cultural reúne comunidade, resgata memória afetiva e fortalece identidade carnavalesca do município; blocos estão de volta

SECOM/Porto Nacional

10/02/2026

Dornil Sobrinho

Por: Fabíolla Cirqueira

Retomada e destaque de uma antiga tradição. Com o conjunto de especial de atividades, o Porto Folia 2026 será aberto nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 17h30. Neste ano, o Carnaval de Porto Nacional abre com a volta da festa na Rua do Pau D’Oléo que será iniciada com o já tradicional Desenterro da Buiúna; momento que une cultura popular, história, humor e celebração. A iniciativa reforça a valorização das raízes culturais locais e promove integração entre moradores, foliões e visitantes.

Realizado anualmente, o Desenterro da Buiúna representa, de forma lúdica, o despertar da alegria e do espírito festivo que tomam conta da cidade durante o período carnavalesco. Inspirada em lendas populares, a “Buiúna”, uma cobra gigante, é apresentada como se estivesse adormecida ao longo do ano, sendo simbolicamente desenterrada para anunciar o início das festividades. Conforme a lenda, o dia que a cobra acordar, Porto nacional afundará.

Rua do Pau D’Óleo
O ritual este ano reunirá a volta dos blocos e da comunidade na Rua do Pau D’Oléo em uma celebração marcada por música, animação e irreverência. A encenação carrega elementos do imaginário popular e fortalece o sentimento de pertencimento, preservando uma tradição que atravessa gerações.

Segundo a diretora de Turismo e turismóloga Ângela Dantas, a Rua do Pau D’Oléo tem papel histórico no carnaval da cidade. “Foi palco do carnaval de Porto Nacional nas décadas de 1970 e 1980, quando as famílias se reuniam para celebrar com blocos e marchinhas. Era um carnaval feito pelo povo e para o povo. Após alguns anos sem acontecer, estamos resgatando essa tradição com apoio da comunidade”, destacou.

A diretora também ressalta o simbolismo cultural do ritual. “A Buiúna representa o despertar da festa, da alegria e da identidade de Porto Nacional. Quando a cobra grande sai às ruas junto com os bonecos gigantes, ela não apenas anuncia o carnaval, mas reconecta a comunidade com suas raízes, mantendo viva uma memória afetiva que atravessa gerações”, afirmou.

Mais do que um ato simbólico, o evento reforça a importância da preservação cultural, reunindo famílias, artistas e grupos culturais em um ambiente de confraternização.