Projeto Vidas Planejadas promove ações de planejamento familiar com inserção de DIU na Clínica da Mulher
Iniciativa reforça o acesso à saúde reprodutiva e amplia a autonomia das mulheres em Porto Nacional
Dornil Sobrinho

O município de Porto Nacional está promovendo, nesta quarta-feira, 26, mais uma edição do Projeto Vidas Planejadas, que oferece às mulheres acesso ao planejamento familiar por meio da inserção de DIU. A ação acontece na Clínica da Mulher, e conta com a parceria do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do CEPOMFI – Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil.
Durante a realização da ação, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, destacou a importância do projeto e das parcerias. “Estamos aqui hoje na Clínica da Mulher, com muita satisfação, recebendo o Governo do Estado e o CEPOMFI, juntamente com a prefeitura, com o Projeto Vidas Planejadas. O atendimento previsto é de mais de 150 mulheres, 80 hoje aqui na Clínica da Mulher e mais 80 no dia 3, no Distrito de Luzimangues. A busca ativa dessas mulheres foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde, onde elas foram cadastradas e entraram na lista de interesse. É importante frisar que o projeto não vai parar, além do projeto, as mulheres também podem vir diretamente à Clínica da Mulher para fazer a inserção do DIU. Aqui, elas serão acolhidas pelos nossos profissionais de saúde”, finalizou Cristiane.
A presidente do CEPOMFI, Raquel Marques, reforçou os objetivos da iniciativa e da atuação conjunta entre Estado e municípios. “É com muita alegria que estamos aqui em Porto Nacional a convite da prefeitura por meio da secretaria de Saúde, trazendo o Projeto Vidas Planejadas. Esse é um projeto do Governo do Estado do Tocantins, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, cujo objetivo é capacitar os nossos profissionais de saúde na inserção do DIU e beneficiar as mulheres com um método de longa duração. Um método não hormonal, que traz qualidade de vida para as nossas mulheres, que vai dar a chance para elas planejarem a sua gestação com calma e, principalmente, reduzir a mortalidade materna, fetal e infantil no nosso estado”, disse a presidente.
Entre as mulheres atendidas, a paciente Teylla Lorrany Ferreira Rocha relatou sua experiência e a importância do acesso gratuito ao método contraceptivo. “Vim através da UBS Viviane. Fui me inscrever e estou muito grata, porque no momento eu não tinha condições de fazer essa inserção de forma particular. Só tenho a agradecer, porque é uma segurança para todas as mulheres. Tenho um filho de 5 meses e decidi colocar o DIU porque já tenho um filho e, no momento, eu não desejo ter outro”, finalizou a paciente.
Últimas Notícias
Dia D da Cidadania”: Prefeitura de Porto Nacional faz mutirão para emitir identidade jovem e título de eleitor na segunda-feira, 6 de abril
Projeto “Incentiva Porto”: Destinação do Imposto de Renda fortalece ações para crianças, adolescentes e idosos
Porto Nacional conquista Selo FNAS 2025 e se destaca na gestão da assistência social
Projeto Partiu Biblioteca: Porto Nacional aposta na inclusão social para aproximar crianças da leitura e distancia-las das telas
Abertura do Esporte da Roça 2026 reúne comunidade e fortalece o esporte na zona rural de Porto Nacional
