Notícias
LUTO

Prefeitura de Porto Nacional lamenta falecimento de Moisés Avelino

Personagem histórico do Tocantins, ex-governador deixa grande legado na administração pública e de boas práticas políticas

SECOM/Porto Nacional

27/12/2025

Divulgação

Moisés Avelino


É com grande tristeza que a Prefeitura de Porto Nacional toma conhecimento do falecimento do ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, ocorrido neste sábado, 27 de dezembro, em Palmas.

Avelino tinha 85 anos. O Estado perde uma de suas maiores referências políticas. Em reconhecimento à sua trajetória, a Prefeitura de Porto Nacional decretará luto oficial de três dias.
Moisés Avelino construiu uma sólida trajetória de serviços prestados ao povo tocantinense. Sua atuação política foi pautada pela busca do desenvolvimento regional e pelo compromisso com as causas coletivas.

Exerceu a função de prefeito de Paraíso do Tocantins entre 1983 e 1988, representou o Tocantins como deputado federal em dois mandatos (1988-1991 e 2007-2011) e governou o Estado de 1991 a 1994, período em que implementou importantes políticas públicas que beneficiaram milhares de tocantinenses. Mais tarde, governou Paraíso por mais dois mandatos consecutivos (2013-2021), deixando uma gestão com ampla aprovação e ajudando a eleger o sucessor.

Avelino foi o segundo governador da história do Estado, tendo papel fundamental para a consolidação política do Tocantins.

Sua partida deixa um vazio na política, mas também um exemplo de vida pública dedicada ao próximo.

Acometido de câncer há vários anos, o ex-governador também era um exemplo de luta pela vida, um guerreiro que sempre demonstrava enorme sabedoria mesmo na dificuldade.

“Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos aqueles que conviveram com este grande homem público. Que Deus conforte os corações e traga paz neste momento difícil”, destacou o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.