Notícias
Programa federal TDS

Programa federal TDS é apresentado em Porto Nacional como oportunidade de inclusão produtiva e acesso ao crédito

Iniciativa permite impulsionar atividades de pequenos produtores e microempreendedores

SECOM/Porto Nacional

28/01/2026

Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Por: Fabíolla Cirqueira/ Secom Porto Nacional

Fotos: Dornil Sobrinho  / Secom Porto Nacional

 

 

Apresentado nesta quarta-feira, 28, o Programa Territórios de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva (TDS), de iniciativa do Governo Federal, integra qualificação profissional, organização produtiva e acesso ao crédito para estimular o desenvolvimento social e econômico. O encontro, realizado na UFT Centro, reuniu autoridades, lideranças locais, jovens, empreendedores urbanos e agricultores familiares, marcando o início das ações do programa no município.

Durante o evento, o prefeito Ronivon Maciel destacou a importância do TDS como política pública de inclusão e geração de oportunidades. “É um momento de inclusão, de oportunidade. O Governo Federal está garantindo recursos para que não haja dificuldade no acesso ao crédito, especialmente ao microcrédito. Estamos convidando a juventude, homens e mulheres, comerciantes, quem já tem um pequeno negócio e também quem deseja iniciar o seu primeiro empreendimento”, afirmou.

O prefeito reforçou que o programa alcançará tanto a área urbana quanto a zona rural. “Vamos mobilizar nossas secretarias e equipes técnicas para fazer uma grande divulgação e garantir que essa política chegue à zona rural. Queremos fazer a ponte entre a capacitação, o crédito e quem mais precisa. É um momento de oportunidade para fortalecer Porto Nacional enquanto município”, completou.

Como funciona a iniciativa

Presente na palestra de apresentação, o ex-deputado federal e ex-prefeito Paulo Mourão ressaltou o alcance social do programa, também conhecido como Programa Acredita, desenvolvido pelo governo federal e coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. “Estamos lançando hoje, em Porto Nacional, um programa que facilita o acesso ao crédito para quem quer montar o primeiro negócio, impulsionar um empreendimento já existente ou até investir na construção ou reforma da sua casa”, explicou.

Segundo Mourão, o público prioritário inclui famílias inscritas no CadÚnico e agricultores familiares com acesso ao Pronaf B, que oferece juros de apenas 0,5% ao ano e bônus de até 40%. “É algo sensacional. Podemos incrementar a produção de pequenos animais, fruticultura, mandioca, avicultura, apicultura, entre outras cadeias produtivas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, gerar renda e romper ciclos de pobreza”, destacou.

Estrutura apresentada

A coordenadora do TDS, Juliana Aguiar, apresentou a estrutura do programa e os eixos de formação. De acordo com ela, as ações são organizadas a partir das demandas dos próprios territórios. “O TDS trabalha com eixos que vão desde a organização produtiva e gestão financeira até o acesso ao crédito. As formações são definidas a partir do que o município apresenta como necessidade. Em Porto Nacional, por exemplo, já surgiram demandas ligadas à produção agrícola, como o açafrão”, explicou.

Juliana detalhou que o programa está estruturado em quatro pilares. “Começamos com a formação presencial, que pode acontecer em sala, propriedades ou laboratórios. Depois, são mais de 20 horas de formação on-line, de forma simplificada, com vídeos e interação via WhatsApp. Em seguida, entramos na fase de mentoria e tutoria, quando o instrutor acompanha o cursista para ajudá-lo a se inserir no mercado de trabalho ou a estruturar o seu empreendimento”, disse.

Ela acrescentou que o processo inclui orientação prática para o acesso ao crédito. “A gente trabalha desde os documentos necessários até a elaboração do plano de aplicação dos recursos, alertando sobre riscos como o endividamento. A Universidade Federal tem um papel fundamental nesse processo, ajudando na qualificação profissional, inclusão digital, gestão do negócio e construção do plano de negócios”, completou.

Inscrições abertas

Ao final do evento, foi anunciado que as inscrições serão abertas através do link https://docs.google.com/forms/d/1FbJGDF9KBlsb7KD8LGx5HWmN9mcGzYqR0OXIsTymV14/viewform?edit_requested=true, voltadas a jovens, pais e mães de família, agricultores familiares e microempreendedores. As primeiras turmas estão previstas para iniciar em março. “O Acredita está batendo à porta da população de Porto Nacional. É hora de participar e transformar oportunidade em desenvolvimento”, concluiu Juliana Aguiar.