42º Seminário da Educação reforça compromisso de Porto Nacional com ensino de qualidade e valorização dos profissionais
Evento segue até esta quarta-feira, 21, com foco na capacitação e no fortalecimento das práticas pedagógicas dos servidores da educação
Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta terça-feira, 20, e segue até hoje, 21, o 42º Seminário da Educação, juntamente com a XI Jornada Pedagógica, que neste ano traz como tema “Entre sinapses e sentimentos, nasce o poder de ensinar com amor”. O evento é voltado aos servidores da educação e tem como objetivo a capacitação, o planejamento e o fortalecimento das práticas pedagógicas para o ano letivo.
Durante o seminário, foram empossados os gestores escolares para o biênio 2026/2027 e apresentados os supervisores escolares que irão atuar no acompanhamento pedagógico das unidades da rede municipal. A solenidade também foi marcada pela assinatura da concessão da evolução funcional dos servidores da educação, reforçando a política de valorização profissional da gestão municipal.
Transformação de vidas
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou a importância da educação para o futuro do município e o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “A educação transforma vidas, gera oportunidades e faz a diferença no futuro das pessoas. Nosso compromisso é garantir uma educação de qualidade, com estrutura, valorização dos servidores e responsabilidade com cada aluno”, afirmou o gestor.
Momento de acolhida
A secretária municipal de Educação, Joana dos Reis, ressaltou que o seminário é um momento de acolhida e formação dos profissionais da rede. “É um espaço para motivar, capacitar e reconhecer o trabalho de profissionais comprometidos, que fazem da educação de Porto Nacional uma referência”, destacou Joana.
Estado presente
Representando a Secretaria de Estado da Educação, a diretora de Políticas Educacionais, Francinete Ribeiro, enfatizou a parceria entre Estado e municípios e os avanços da educação tocantinense, especialmente na educação infantil, destacando Porto Nacional pelas ações formativas e pelo compromisso com a aprendizagem desde a primeira infância.
Educação empreendedora e uso de dados
A palestrante e coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae, Izana Assunção, ressaltou a importância do alinhamento anual e da atuação do professor com foco nos resultados e no protagonismo do estudante. “Todo ano esse alinhamento acontece, e é fundamental que o professor seja um educador empreendedor, que busque resultados e trabalhe o protagonismo do estudante. Não é possível fazer a gestão da sala de aula ou da escola sem dados. É acompanhando os resultados que conseguimos tomar decisões e rever estratégias”, afirmou Izana.
Inclusão e compromisso coletivo
O palestrante Sampaio elogiou a iniciativa da formação e o engajamento dos profissionais da educação logo no início do ano letivo. “Gostei muito de ver tantos professores reunidos, atentos e preocupados com a formação. Quando a coletividade se envolve em um projeto, o resultado é muito positivo. E, quando falamos de inclusão, ela começa em nós mesmos. Quando entendo o processo de inclusão, consigo entender como auxiliar o próximo e atender melhor cada aluno”, destacou o palestrante.
O 42º Seminário da Educação consolida-se como um espaço de formação, diálogo e planejamento, reafirmando o compromisso do município com uma educação pública humanizada, inclusiva e de qualidade, voltada à valorização dos profissionais e à melhoria contínua do ensino.
Últimas Notícias
Programa federal TDS é apresentado em Porto Nacional como oportunidade de inclusão produtiva e acesso ao crédito
Educação de Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Porto Nacional e Luzimangues
Lançamento oficial do Porto Folia 2026 chega com shows, surpresas e carnaval de rua
Porto Nacional conquista representação no Comitê Gestor do IBS, que trata do novo imposto nacional
Porto Nacional realiza a 1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase
