Notícias
Com mais de 801 serviços prestados

Com mais de 801 serviços prestados em dois meses, Ponto de Atendimento Virtual - PAV amplia atenção à população portuense

Serviço oferecido em conjunto com a prefeitura facilita o acesso da população

SECOM/Porto Nacional

21/01/2026

Divulgação

Inaugurado em outubro de 2025, o Ponto de Ponto de Atendimento Virtual - PAV tem se consolidado como um importante espaço de apoio ao cidadão em Porto Nacional e região circunvizinha. A iniciativa facilita o acesso a diversos serviços da Receita Federal, evitando deslocamentos para outros municípios e garantindo mais agilidade no atendimento à população. Além disso, os serviços prestados são gratuitos e abertos a toda a população.

Em Porto Nacional, o PAV funciona em dois pontos estratégicos: no Pronto do Estado e no Porto Rápido, anexo à Secretaria Municipal da Fazenda. Nos locais, os cidadãos podem acessar serviços como criação e regularização da Conta Gov.br, pesquisa fiscal e cadastral, regularização de CPF, CAEPF, emissão de certidões federais, documentos de arrecadação, cópias de documentos ou declarações, além de orientações gerais relacionadas à Receita Federal. O PAV é uma parceria da Prefeitura de Porto Nacional com a Receita FFederal.

Durante os meses de novembro e dezembro de 2025, o PAV já realizou  um  total de 801 serviços prestados, números que demonstram a relevância do programa para o município. Entre os serviços, estão emissão de documento de arrecadação, abertura de contas no Gov.Br, cópia de documentos e declarações, pesquisa fiscal e cadastral.

A gerente do PAV, Luciana Pereira da Silva, destaca que o trabalho resolve os problemas das pessoas. “A cada atendimento, percebemos o quanto esse serviço facilita a vida do cidadão e fortalece o acesso aos direitos básicos. É gratificante fazer parte dessa iniciativa que aproxima a Receita Federal da nossa comunidade”, relatou.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos da população, promovendo cidadania, inclusão digital e maior eficiência no atendimento às demandas fiscais e cadastrais da comunidade.